top of page

No Dia Internacional da Água, Aliança e Hamburg Süd comemoram projetos bem-sucedidos na preservação

A sustentabilidade é um tema especialmente importante para a Hamburg Süd, primeira empresa na indústria do transporte de contêineres no mundo a publicar o Relatório de Sustentabilidade de acordo com as Normas “Padrão G4” da GRI (Iniciativa de Relatórios Globais).

Neste documento, a empresa aborda os principais tópicos da área de responsabilidade ambiental, sendo que a água ocupa uma posição de destaque.


Tanto a Aliança quanto a Hamburg Süd foram pioneiras na implementação do Plano de Gerenciamento de Água de Lastro. Pelo projeto, deve-se evitar a troca desnecessária de água de lastro e, quando for imprescindível, ela deve ocorrer apenas em águas oceânicas, segundo normas internacionais. “O objetivo é controlar os impactos ao meio ambiente marinho, minimizando a transferência de organismos que podem ser nocivos à sociedade”, explica Carlos Arthur Pereira, coordenador de Qualidade e Meio Ambiente da Aliança.


De acordo com ele, microorganismos que são transportados na água de lastro e despejados em regiões costeiras podem apresentar ameaças à flora e fauna desses locais. “Por isso, temos o controle total desse processo para minimizar o impacto ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico e manutenção da biodiversidade”, complementa.


O lastro é o peso colocado a bordo de uma embarcação para gerar equilíbrio e estabilidade. Quando colocada a bordo é chamada de água de lastro, sendo armazenada em compartimentos específicos, chamados de tanques de lastro, visando complementar o peso até que atinja o limite mínimo de calado para uma navegação segura.


Com as medidas adotadas, Aliança e Hamburg Süd cumprem rigorosamente as recomendações da IMO Resolução A.868(20), da Anvisa e da NORMAN 20, que regulamenta o gerenciamento da água de lastro, colaborando para a preservação deste recurso natural essencial à sobrevivência das espécies.


Sobre a Aliança Navegação e Logística

A Aliança Navegação e Logística foi fundada em 1950 por Carl Fisher. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd. Em 1999, a Aliança retoma o transporte de cabotagem no Brasil, que até então era subutilizado.

Entre 2013 e 2014, a Aliança reestruturou sua frota de cabotagem com um investimento de R$ 700 milhões na compra de 6 navios porta-contêineres com capacidades que variam de 3.800 TEUs a 4.800 TEUs. Atualmente, a empresa conta com 11 navios em operação no serviço, com amplo atendimento em 15 portos de Buenos Aires até Manaus, e um total de 104 escalas mensais.

A Aliança é market leader na cabotagem e possui uma carteira de clientes que vai do arroz ao zinco, com grandes, pequenas e médias empresas e em praticamente todos os segmentos do mercado, com destaque cada vez maior para os segmentos de bens de consumo duráveis. No ano passado, obteve um faturamento de R$ 3,3 bilhões e movimentou 673 mil contêineres.

A empresa tem forte atuação no mercado externo, com 25 navios porta-contêineres que fazem a rota internacional, distribuídos em 9 serviços. Além disso, oferece o transporte de granéis (fertilizantes, grãos e minérios), onde são utilizados 8 navios com capacidade que vão de 38 mil toneladas a 45 mil toneladas.


Sobre a Hamburg Süd

A Hamburg Süd está entre as dez maiores empresas de transporte de contêineres em todo o mundo. Com 130 navios de contêineres, capacidade física para mais de 600.000 TEUs e cerca de 50 serviços de linha, a empresa conta com cerca de 6.000 funcionários em 250 escritórios espalhados por todo o globo, garantindo que os clientes recebam soluções logísticas sob medida para suas necessidades específicas. O transporte de produtos frescos é uma competência essencial do grupo de transporte de cargas. A Hamburg Süd é um dos 5 maiores transportadores frigoríficos e está entre os líderes de mercado nas rotas comerciais Norte-Sul. Desde o final de 2014, a empresa também vem operando nas rotas comerciais Leste-Oeste. Fundada em 1871, a companhia de transporte de cargas faz parte do Grupo Oetker. Com sua subsidiária brasileira, Aliança, e sob a marca CCNI (Compañía Chilena de Navegación Interoceánica), a Hamburg Süd possui presença global como uma transportadora de alta qualidade. Na categoria de transporte marítimo de cargas não regular (tramp shipping), a empresa opera graneleiros e petroleiros sob os nomes Rudolf A. Oetker (RAO), Furness Withy Chartering e Aliança Bulk (Aliabulk). Além de elevados padrões de qualidade, a atuação sustentável é uma parte fundamental da filosofia corporativa da Hamburg Süd. Para obter mais informações on-line, visite hamburgsud.com


Assessoria de Imprensa


DFREIRE Comunicação e Negócios

www.dfreire.com.br

Contatos: (11) 5105-7171


Élida Gonçalves – elida@dfreire.com.br

Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br

Debora Freire – debora@dfreire.com.br

Destaque
Recentes
Arquivo
bottom of page